segunda-feira, 10 de maio de 2010

Assessoria com Cláudio Figueiredo

Polânia Sôares
Revisão: Victoria Varejão 
          O profissional de jornalismo está presente no grupo de graduados que possui um razoável leque de opções de campos de atuação. A assessoria de imprensa é um seguimento bastante escolhido pelos recém-formados. Com uma maior facilidade na obtenção de emprego, devido, principalmente, à grande oferta de vagas na área, a carreira tem recebido certa valorização por estar passível de tamanha procura. Conexão Ufes conversou com Cláudio Fiqueiredo, assessor de imprensa do prefeito de Vila Velha, que contou mais detalhes de seu trabalho.

Conexão Ufes: Onde você trabalhou como assessor de imprensa?
Cláudio Figueiredo: Atualmente sou assessor do prefeito de Vila Velha, mas já fui também do prefeito de Serra e de alguns deputados.


Conexão Ufes: Quantos anos você tem de profissão?
Cláudio Figueiredo: Sou jornalista há 22 anos. E há mais de 10 anos exerço a assessoria.

Conexão Ufes: Quais são as principais características de uma assessoria?
Cláudio Figueiredo: A assessoria é responsável pela constituição do relacionamento junto à imprensa a fim de fazer a instituição a qual assessora ser acessível á população.


Conexão Ufes: Qual a maior diferença entre assessoria de imprensa e jornalismo propriamente dito, feito em jornais, revistas e afins?
Cláudio Figueiredo: Os assessores fazem um trabalho de utilidade pública, já que mostram à população as ações do prefeito. Ou seja, os meios de comunicação cobram respostas para os anseios da sociedade e o dever da assessoria é responder.

Conexão Ufes: Por que ela é tão importante para diversos órgãos?
Cláudio Figueiredo: É uma questão de lei, pois a constituição diz que as instituições públicas devem tornar evidentes todos os seus atos. É um dever garantir transparência ao poder público, prestar contas, e os meios é que fazem essa ponte, que mostra à população as respostas das assessorias.

Conexão Ufes: Você tem prazer em trabalhar nisso?
Cláudio Figueiredo: Eu adoro! Não tem pressão, nem sobrecarga de pautas. É possível trabalhar com programação e planejamento. A infra-estrutura é muito melhor.

Conexão Ufes: Quais são os prós e os contras da área?
Cláudio Figueiredo: Não vejo “contras”, já que trabalho num lugar estruturado, com salário e planejamento melhores. Além de ter maiores condições de trabalho e menos correria. E na imprensa se trabalha muito ganhando pouco.

Conexão Ufes: Como é a relação entre jornalistas de meios de comunicação e vocês, assessores?
Cláudio Figueiredo: É ótima! Existe uma parceria mútua.

0 comentários:

Postar um comentário