quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ecos Jr: uma Empresa para Futuros Profissionais

         Rafael Gonçalves
Revisão: Victória Varejão

          A Ecos Jr. (Empresa de Comunicação Social Junior) surgiu em 1997, desenvolvida por um grupo de estudantes de Comunicação Social da UFES, com o intuito de aplicar seus conhecimentos teóricos em funções práticas. A empresa abrange as áreas de jornalismo e publicidade. De acordo com a diretora presidenta da empresa, Amanda Brommonschenkel, o principal objetivo desta é manter seus membros em contato direto com o mercado de trabalho, proporcionando maior desenvolvimento profissional.
          Atualmente, a Ecos é formada pelos alunos: Amanda Brommonschenkel, Lucas Bragança, Manuela Mascarenha, Diovana Renoldi e Fernanda Nunes. Ademais, conta com a orientação do professor Felipe Tessarolo, que dá suporte em alguns projetos. “Eu ajudo na arte, coordenando e opinando na confecção. Além disso, encaminho alguns contatos importantes para os membros”, diz o orientador.
          A experiência obtida ao longo de participações em projetos e trabalhos é inegável. “A visão do mundo empresarial é totalmente diferente agora que participei da Ecos, me sinto mais apto para o mercado de trabalho”, diz o ex-integrante da ecos Guilherme Schmittel.
          A empresa está divida em quatro núcleos, sendo estes: núcleo de administração, núcleo publicitário, núcleo jornalístico e núcleo de marketing. Cada um destes possui um diretor. O tempo de permanência de cada membro depende do cargo exercido. Os trainees são contratados, por no minimo, seis meses, enquanto os diretores permanecem, no máximo, um ano.A permanência máxima de um membro dentro da empresa é de dois anos. “É sempre bom lembrar que os trainees podem se tornar diretores”, ressalta a presidenta.
          As funções empresariais estão dividas nas áreas de jornalismo, publicidade e marketing. A primeira trabalha com assessoria de imprensa, cobertura de eventos, diagramação e confecções de jornais online e impressos. A segunda está voltada para a criação de banners, cartazes, folderes, panfletos, cartões de visita, projetos gráficos e elaboração de campanhas. E a terceira cuida do marketing da própria Ecos Jr. e está começando a analisar propostas de clientes externos.
          Todos os lucros obtidos na companhia não são embolsados pelos membros. De acordo com a presidenta, todo o dinheiro adquirido através dos trabalhos realizados tem como finalidade investir na própria empresa. Os gastos envolvem, entre outros, a manutenção dos computadores, a melhoria do espaço físico e investimentos em materiais de trabalho.
          A Ecos Jr. realiza projetos para pequenas e médias empresas do mercado capixaba e conta com parcerias, dentre elas: Viecont, Jk System Glass e Rnp + Es (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com Hiv/Aids), Grupo de Foto, Cine Metrópolis.
          Entre os principais eventos executados até então pela companhia, estão incluídos: festa junina da comunicação social (2008), semana da fotografia de (2009) e Intercom Sudeste(2010). Além disso, apoiam  o Observatório da Mídia Regional, orientado pelo professor Edgard Rebouças, e o Projeto 3 em 1, executado pelos alunos de Comunicação Social e orientado pelo professor Felipe Tessarolo – este último é o mais recente dos acontecimentos.
          As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas somente pelo site (www.ecosjr.com.br) até o dia 15 deste mês. São oferecidas 12 vagas para os alunos de qualquer período do curso de Comunicação Social da UFES.
          “A vontade, o desempenho e, principalmente, o trabalho em grupo são fatores fundamentais para quem deseja participar da empresa”, é a principal dica da presidenta para os candidatos

(Fotos Retiradas do Site da Ecos: http://www.ecosjr.com.br/)

(Diretora Presidenta da Ecos Junior: Amanda Brommonschenkel)


Vagas oferecidas pela Ecos Jr:


NÚCLEO ADMINISTRATIVO (1 vaga):

Comunicação Interna (Rh):

Responsável por cobranças internas e organização de horários. Trabalha com a supervisão do funcionamento da empresa. Possui comunicação direta com o diretor presidente e ajuda na administração e processamento de dados a serem veiculados.  Responsabilidade ligada à gestão de pessoas e relacionamento, que são características fundamentais a pessoas que desejam abrir sua própria empresa.


NÚCLEO DE PROJETOS PUBLICITÁRIOS (4 vagas):

Trainee diretor de Arte (2  vagas):

O diretor de arte é um dos integrantes da dupla criativa. Na Ecos Jr., essa é responsável por criar o conceito e desenvolver os Jobs. Também é responsável pelo desenvolvimento do layout pensado pela dupla.


Trainee redator publicitário (2 vagas):

Integrante da dupla criativa que desenvolve os textos e conceitos das peças publicitárias juntamente com o diretor de arte. Na Ecos Jr., a dupla (redator e diretor de arte) é responsável por criar o conceito e desenvolver os Jobs.


NÚCLEO DE MARKETING (3 vagas):

Trainee de Marketing (3 vagas):

O núcleo de Marketing visa cuidar e divulgar a Ecos Jr. dentro e fora da universidade.

Tal objetivo é concretizado por meio de projetos como Cinemecos e Visitecos. Apesar desses dois projetos, o núcleo se preocupa com a criação de novas ações e, posteriormente, checa sua eficácia, fazendo com que este seja um lugar para criar e aprender com os erros e acertos.

Além disso, o núcleo de marketing faz pesquisas de mercado objetivando a prospecção de clientes e trabalha com clientes externos, produzindo ações de marketing.


NÚCLEO DE JORNALISMO (2 vagas):

Trainee de Jornalismo (2 vagas):

O núcleo de jornalismo é responsável pela assessoria de imprensa para empresas e eventos de dentro e fora da universidade. Promove, também, a cobertura de eventos e atualiza websites por meio da produção de releases, entrevistas, spots e reportagens.

Não deixe de comentar sobre a Matéria!
Deixe Sugestões para fututas pautas!

6 comentários:

Guilherme G. Schmittel disse...

Eu sou suspeito pra dizer, mas o post está muito legal!! Super bem escrito. E devo ressaltar que a experiência da empresa júnior deveria ser vivida por todos os alunos. Parabéns Ecos, parabéns Conexão.

Amanda Brommonschenkel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Brommonschenkel disse...

Gente...que legal!Adorei mesmo a entrevista, obrigada mais uma vez. Também sou suspeita pra falar da minha experiência na empresa júnior, pq até hoje só tem dispertado mais minha curiosidade, me proporcionado contatos e mudando minha visão sobre mercado. Deixo a Ecos à disposição pra qualquer dúvida e quando precisarem de alguma coisa também estamos aqui. Muito bacana a iniciativa do blog. Espero que os novos trainees mostrem todas as suas habilidades e continuem desenvolvendo um trabalho bem bacana :) Beijão.

Lívia Corbellari disse...

Parabens Rafael, gostei mto rsrsrsrs

Vinícius Eulálio disse...

UOW! Ficou MUITO massa o "blog novo"! Estão de parabéns, galera!

Unknown disse...

Muito legal essa matéria.
A Ecos representa no curso de comunicação uma oportunidade de adquirir experiências que valem para a vida toda. #euquero kkkk

Postar um comentário