sábado, 10 de abril de 2010

Ufes Abrirá Curso de Audio Visual Para o Próximo Semestre

Allan Cancian e Carina Couto

          O curso de audiovisual da UFES criado pelo departamento de Comunicação Social foi aprovado no começo de 2009 pelo Reuni e terá seu inicio no segundo semestre de 2010.
          O Reuni é um programa de apoio aos planos de reestruturação e expansão das universidades federais e tem como principal objetivo ampliar o acesso ao ensino superior, permitindo e fornecendo verba necessária à criação de cursos noturnos, como é o caso do Audiovisual.

          Em entrevista ao Conexão Ufes, o chefe de departamento de Comunicação Social da Instituição, Cléber Carminati, nos conta como foi a realização dessas etapas para a criação do curso e quais as dificuldades encontradas para sua aplicação.
          De acordo com ele, a ideia de se criar essa nova habilitação surgiu em 2006, quando a universidade entrou no Reuni, mesmo ainda não havendo condições claras e propostas bem pautadas para que fosse concretizado o projeto. Somente em 2008, quando ocorreu outra chamada do programa de expansão, é que puderam apresentar tal proposta de forma mais bem trabalhada, o que acarretou em sua aprovação logo em seguida, em 2009, como já foi dito.

          A primeira parte da verba recebida pelo departamento para o inicio das atividades foi de 88 mil reais, os quais foram investidos em compras de novos equipamentos, reformas estruturais e mobiliárias. Na segunda parte, o recurso recebido foi maior e gasta na construção do prédio de auditório, finalização do edifício de multimeios (Bob Esponja) e na compra de mais equipamentos para estúdios de vídeo, fotografia e áudio.
          Carminati espera que a próxima quantia a ser recebida seja suficiente para ser investida na contratação de novos funcionários, reestruturação dos cursos de Jornalismo e Publicidade, entre outras coisas.

(Bob Esponja)

(Construção do auditório no prédio de Audio Visual)
          
           O foco principal da graduação de Audiovisual é dar uma formação mais especifica e produzir principalmente documentários que capacitem os estudantes a participar dos festivais audiovisuais que ocorrem todo ano como: o Vitória Cine Vídeo, REC, Festival do Minuto, Mostra de Produção Independente, etc.
          Algumas das disciplinas ministradas ao longo do curso serão: Direção em Audiovisual, Edição, Fotografia para vídeo, Teorias e linguagens do documentário, Linguagem Sonora, Roteiro, Estética do audiovisual, etc. Alunos de Jornalismo e Publicidade poderão cursar essas matérias e outras da grade curricular como optativas para suas formações.
 
Fotos dos alunos Rafael Gonçalves e Vinícius Reis
 
Não deixe de comentar!
Deixe idéias para futuras Pautas.

11 comentários:

Leandro Reis disse...

Oi.
Li a matéria toda e queria fazer algumas considerações:

- Acho que o título deixou a desejar, já que a matéria ficou boa e a manchete não. Não vi relação entre "Audiovisual para quem?" e o conteúdo da matéria. Quando vi o título, achei que a matéria fosse uma crítica a alguma coisa dentro do curso de Audiovisual.

- Dêem uma olhada no primeiro parágrafo, acho que faltaram umas vírgulas. Em outras partes do texto também notei a falta de vírgulas.

- No 4º parágrafo, vocês esqueceram de colocar "Reuni" com letra maiúscula.

- A foto ficou meio jogada, já não tem legenda nenhuma. Eu sei que é o Bob porque estudo lá, mas as pessoas de fora ficarão perdidas.

- E a última, mas não menos importante: Carminatti sem barba não parece Carminatti. Mas isso não é culpa de vocês.

Leandro Reis disse...

Outra coisa: senti falta de citações na entrevista, acho que ela podia ser mais direta. Vocês usaram muito o discurso indireto, acho que ficaria melhor se transcrevessem exatamente o que o Carminatti falou.

Daniel disse...

ih, caralho :O HUIASHIEEUAUSHIIESHUSE /\

Ricardo Aiolfi disse...

Essa matéria deixou a desejar.
Há diversas coisas. Deviam ter ouvido mais fontes.
- Há muitas controvérsias a respeito do Reuni. Na matéria deixa a entender que o Reuni é a luz que ilumina nossas janelas.
- A foto não é da 'construção do prédio de audiovisual'. O Bob Esponja sim é o prédio de audiovisual. Aquela é uma segunda obra e será o auditório do Bob. Tem que tomar muito cuidado com essas coisas.
- Apenas parte dos 88 mil foram gastos (cerca de 32 mil), o resto eles estão tentando reaver com o reitor.
- O título poderia ser algo diferente. O abrirá parece que ainda espera um vestibular para o curso.
- Alunos deveriam ser entrevistados sobre o novo curso. Se são a favor ou contra e por que.
- Com a pós recém-inaugurada e a nova habilitação tendo inicio mais ou menos no mesmo período com o corpo docente praticamente o mesmo, deveria perguntar como ficaria a questão das aulas, optativas e até da sobrecarga dos professores.
- Faltaram contrapontos na matéria. Parece que é um release enviado pelo próprio Depcom.

Anônimo disse...

Eu concordo com o que o Leandro disse. Mas, pelo visto, já foi acertado. Só acho que o 1o parágrafo tá bom em relação às vírgulas. Se tivesse mais, seriam inventadas!
Mas parabéns pela pauta!

Tibão disse...

Deixo esse bagulho da redação para quem entende,mas, tipo, fudeu mesmo o podcast =/ Quem merda, queria ouvir, ia enriquecer MUITO e cortava uns dois tópicos das observações do Leandro.

Outra, se alguém souber editar HTML, peça pra reduzir as margens que dá pra botar mais texto =D

Lila disse...

Ei gente, passando pra falar que li as matérias. Beijinhoss=**

marcela disse...

"..na contração de novos funcionários.." acho que escreveram errado aí
mas eu gostei, beijos :*

Rebeca disse...

Daniela Caniçali diz 'Poucas fontes'.

Anônimo disse...

O prédio e o auditorio em questão não são para o curso de audio visual e sim para os cursos do centro de artes da Ufes!

Anônimo disse...

O aluno de artes plasticas,pode pegar alguma disciplina desse curso????

Postar um comentário