sábado, 17 de abril de 2010

Projeto '3 em 1' Une Estudantes e Profissionais de Publicidade

Carina Couto, Rafael Gonçalves e Vinícius Reis
Revisão: Victória Varejão

          Realizada na última quarta-feira, no edifício de multimeios da UFES (Bob Esponja), a primeira palestra do projeto de extensão "3 em 1" atraiu grande número de espectadores. O evento tem a coordenação do professor Felipe Tessarolo e o auxílio de um grupo de estudantes de Comunicação Social da Universidade.
          A partir do questionamento de alunos de Publicidade e Propaganda pela falta de grupos de extensão voltados para sua área, surgiu a ideia da concretização deste projeto. O objetivo deste é ouvir três pontos de vista de profissionais do meio publicitário sobre um mesmo tema, o que explica o motivo do nome "3 em 1".
          Em sua primeira edição, foi abordado o tema “Publicidade e o Mercado Capixaba”, que teve as participações do ex-professor da UFES, Ruy Ramos, da diretora de criação Mônica Debbané, da Agência MP Publicidade, e do diretor de arte Daniel Galvão, da Agência Fire. Um público de 80 pessoas compareceu à reunião. “A expectativa era de 40 participantes, entretanto, no decorrer do evento, percebemos que já havia ultrapassado” conta, surpreso, Felipe Tessarolo.
          Aqueles que presenciaram a primeira palestra, tiveram a oportunidade de ouvir as opiniões de cada convidado. Após isso, participaram de uma “mesa redonda”, em que puderam esclarecer suas dúvidas com os palestrantes. Segundo o estudante do primeiro período de Publicidade, Patrick Torres, as apresentações tiveram um peso especial pra ele, já que ainda está iniciando sua vida acadêmica. Entretanto, alega ter sentido falta de distinção nas opiniões expostas pelos convidados. " O próximo podia ser mais pegado com os palestrantes discutindo mesmo, ia dar mais visões pra gente além da nossa própria”. disse o estudante.

(Professor e Organizador Felipe Tessarolo)



Passo a Passo da Palestra

          Ruy Roberto Ramos, professor aposentado do curso de Publicidade e Propaganda da UFES, foi o primeiro a discorrer sobre o assunto, analisando o mercado de trabalho sob o ponto de vista acadêmico. “A academia não copia o mercado, mas, sim, cria possibilidades. para o mercado". E, para sobreviver nesse meio, é necessário estar atento às mudanças, no que diz respeito ao econômico, social, tecnológico, entre outros, disse Ruy.
          A segunda convidada da noite foi diretora de criação da agência MP Publicidade, Mônica Debbané. Esta, por sua vez, teve uma conversa descontraída com os participantes e ressaltou a importância de humanizar o trabalho publicitário. “A gente tem que fantasiar de menos, ser simples e ético. A gente está trabalhando com pessoas.” afirmou ela. Além disso, deu dicas de hábitos que o profissional da área deve ter, tais como: ver vários filmes, viajar, participar de manifestações e, ainda, ter uma observação apurada e vontade de experimentar coisas novas.
          Por fim, o palestrante Daniel Galvão, da Agência Fire, fechou o ciclo de palestras da noite, expondo suas peças publicitárias. Tais produções variavam de preços razoáveis a valores exorbitantes, como 28 mil reais. Em sua fala, Daniel frisou a necessidade da multidisciplinaridade no profissional e a importância de conhecer outras línguas. Ao fim de seu discurso, analisou sua atividade laboral como uma brincadeira séria, na qual a pessoa pode se divertir e, ao mesmo tempo, ganhar a vida.

(Convidados: Daniel Galvão, Mônica Debbané e o Professor Ruy Roberto Ramos)


Como Participar das Próximas Palestras?

          O próximo ciclo de palestras do “3 em 1” ainda não possui data nem local definido. Entretanto, sabe-se, de antemão, que será discutido o tema “Briefing”. Segundo o orientador, os palestrantes também não foram decididos, mas é possível adiantar que contará com a participação de um cliente, de um profissional de atendimento e de um criativo. A apresentação visará expor os três lados do tópico.
          Mais informações serão divulgadas no site do projeto (http://www.projeto3em1.com.br/, ou ainda no Twitter (www.twitter.com/3em1).
          Os encontros serão realizados uma vez por mês, às quartas-feiras. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site.

Fotos Retiras do Flickr do Projeto 3 em 1: http://www.flickr.com/photos/projeto3em1

Não Deixe de Comentar Sobre a Matéria!
Deixe Sugestões para Futuras Pautas!

4 comentários:

Unknown disse...

Achei excelente a primeira palestra do 3em1.
Muito digna.
Que venham as próximas. =)
òtima matéria. Parabéns.

Felipe Tessarolo disse...

Ficou bacana pessoal!
Parabéns.

Rebeca disse...

Agora sim, arrasaram no layout! Sucesso! beijos

Anônimo disse...

Rafael diz: "Felipe TessaRRolo" shaushaushaushuahsuahshahs

Postar um comentário