terça-feira, 27 de abril de 2010

A Busca Por Estágios Entre Os Universitários

2 comentários


                                                                                 Rafael Gonçalves e Victoria Varejão

          O curso de Comunicação Social está no seleto grupo das graduações da Universidade Federal do Espírito Santo em que não há obrigatoriedade de estágio. Contudo, o desejo e a busca dos estudantes deste curso pelo trabalho universitário parecem ter a mesma - ou até mesmo maior – dimensão da procura feita pelos alunos das demais formações. 
          Ao contrário do que muitos pensam, as atividades complementares exigidas para a colação de grau são suficientes para um histórico escolar completo. Cabe ao discente decidir se utilizará o tempo do estágio para preencher a carga horária total determinada, que é de 120 horas. De acordo com o chefe de departamento do curso de Comunicação, Cléber Carminati, são consideradas, no máximo, 30 horas do trabalho como válidas para o currículo. 
          Apesar da não-obrigatoriedade, os estudantes não dispensam a oportunidade de aprender a exercer a profissão ainda durante o tempo de estudo. “O estágio possibilita que o conteúdo teórico aprendido na universidade seja utilizado na prática e proporciona uma melhor preparação para o mercado de trabalho”, afirmou a cursista do 3° período de Comunicação, Raquel Malheiros. 
          Mesmo com a ampla demanda de candidatos, as opções de trabalho experimental para universitários são consideradas fartas. “A oferta de estágio tem sido muito grande, porque as empresas estão realmente procurando profissionais da área”, disse o coordenador do curso, Ismael Thompson. 
          Devido à preferência das empresas por estagiários de maior competência e aptidão, a maior parte dos estudantes admitidos cursa ou já cursou o 4° semestre da graduação. Há exceções, entretanto. A aluna Savya Alana, 2° período de jornalismo, já ocupa a função em discussão, então contou que acha o “emprego” muito importante para a formação acadêmica da pessoa e completou: “Eu participei de um concurso do governo do Estado para seleção de estagiários, e é muito burocrático. Mas também não é uma missão impossível! A experiência nos faz tocar na teoria, o que, em minha opinião, é fundamental”. 
          Conforme informou a pró-reitoria de graduação (Prograd), apesar de haver grande interesse por parte dos estudantes, o curso de Comunicação Social não é muito requisitado pelas empresas para estabelecer convênio. Uma das razões seria a grande relevância da análise de qualificação no momento da escolha do candidato.
 Para saber mais, procure as entidades: IDESB, CIEE, IEL, COEP, entre outras.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cronópio: literatura se faz aqui

3 comentários

Allan Marquez e Polânia Sôares
Revisão: Victoria Varejão
          Os projetos de extensão ligados ao curso de Comunicação Social da UFES estão em ritmo de ampliação e crescimento. E produção literária é um tema de grande interesse por parte dos estudantes. A junção destes dois fatos trouxe à existência o Cronópio, grupo que, sob orientação do professor Erly Vieira Junior, visa à discussão e produção de textos, com visitas mensais de autores ilustres.
Como os próprios integrantes dizem em seu blog, o objetivo é “lançar um olhar jovem sobre a produção literária contemporânea aqui no Espírito Santo, através de resenhas, entrevistas, debates e publicações de textos literários”.
          O Cronópio surgiu de um desejo dos estudantes de montar um grupo de produção e apresentação de textos. “Certos alunos me procuraram em março do ano passado para montar um grupo de produção e exibição de textos. Resolvemos montá-lo oficialmente e, como vingou, as reuniões semanais foram crescendo, e nós partimos para transformá-lo em um projeto de extensão”, conta o professor e orientador.
          Os encontros acontecem todas as terças-feiras, no departamento do CEMUNI V, das 18h30 às 20h, onde todos apresentam seus textos e debatem entre si. “Às vezes alguém sugere um tema e tentamos escrever sobre ele nas próximas reuniões”, conta Leandro Reis, estudante de jornalismo do 2º período da Universidade e participante do projeto.
          Para Isabela Mariano, aluna do 1º semestre do mesmo curso, o mais interessante é que cada um possui o seu estilo de escrita. “A cada reunião estou conhecendo um pouco mais das pessoas que participam, não só pela convivência, mas também por ver o que escrevem. As críticas às minhas produções me ajudam a tentar melhorá-las e ter gente que leia e discuta os seus textos é algo muito bom”.
          Graças ao sucesso do Cronópio, que hoje conta com 18 participantes, os estudantes resolveram criar a revista virtual “Graciano”, como forma de expor suas obras ao público. “A revista possui esse nome por causa de um personagem do Reinaldo Santos Neves, nosso primeiro entrevistado. Foi uma forma de homenageá-lo”, disse Leandro.
          “Se formos pensar bem, nesse exato momento não temos nenhuma revista literária no Espírito Santo e, com isso, pensamos em criar uma coisa que fosse a nossa cara”, informou Erly sobre o porquê da criação de “Graciano”, que logo em sua primeira edição foram registrados mais de 12 mil acessos.
          O grupo, até o momento, não possui intenção de publicar a revista no meio impresso, por se tratar de um projeto recente e ainda não muito desenvolvido. Além disso, virtualmente não há limitação do número de páginas e o tamanho é conforme o desejado. A publicação deverá ser feita mensalmente.
          Os elogios dos envolvidos no projeto também são muitos. “Uma coisa que eu vi no Cronópio, que antes não tinha visto em lugar nenhum, é um respeito muito grande com as preferências de cada individuo”, disse Ana Carolina Cometti, caloura de jornalismo da UFES. Segundo Erly, no grupo “não existem alunos e, sim, escritores ou jornalistas culturais em formação”.
          O Cronópio é aberto para todos que se interessam por elaboração e discussão de textos, independente do curso. “Quanto mais se lê na vida, mais se aprende e melhor se escreve ou fala. Então, leia mesmo, porque só vai acrescentar conhecimento na sua vida e na universidade”, recomenda Ana Carolina.

Francisco Grijo
Algumas pessoas do Cronópio com o autor Francisco Grijó

INFORME-SE:
As reuniões do Cronópio acontecem todas as terças, às 18h30, no Cemuni V.
O Twitter do grupo é @revistagraciano.
O blog da revista é http://revistagraciano.wordpress.com/. Acesse para obter mais informações.

domingo, 25 de abril de 2010

Ensino de Artes no Espírito Santo comemora 100 anos com exposição

1 comentários

Allan Marquez e Vinícius Reis
Revisão: Varejão Victoria

Cem anos do Ensino de Artes do Espírito Santo não. Esse É o tema da Exposição coletiva promovida Pela Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), iniciada na última quinta-feira, na UFES. Logo No dia primeiro, Foi Registrada A presença de 75 Pessoas. Para COMPOR o Espaço da Mostra, OS professores do Centro de Artes produziram vídeos, telas, Esculturas e Instalações, dispostos de Uma MANEIRA aleatória.
Dentre os Participantes, ESTA o Fotógrafo e professor de Comunicação Social, Antonio David Protti, Que Expos parágrafo Conexão UFES o sentido de SUA obra sem título. Segundo ele, SUA PECA, Composta Por Duas telas formam Que Uma foto de cadeados entrelaçados, TEM UM sentido ambíguo. Isso acontece PORQUE trabalha o simbolismo da Corrente, Levantando Tanto Significados positivos Como Negativos de Objetos e os tais Fazendo analogia com Até Mesmo OS Departamentos e Centros da Universidade. ''Pense nenhum lado positivo da Corrente (...). Ser Preso um Alguma Coisa ruim Não é, Desde Que Seja VOCÊ Preso Por Uma Motivação,''UM Comum ideal, comentou o docente. Ao mesmo tempo, citou Que É Possível Estar Dentro de Uma Estar sem Corrente Muito Preso a ela. E isso ocorre Através da Diversidade, da Estilo Próprio Criação de um. ''Voce Diversidade SUA TEM, VOCÊ TEM''Seu Estilo.
PROTTIAntônio David Protti - Título S /

Para o estudante de Comunicação Social, Vitor Castelo, uma grande Exposição UM Gera Impacto NAS Pessoas e como com Deixa Uma sensação de dúvida. "Recomendo. São obras com atitude e Inovação ", Disse o estudante. Já para Mariana Ximenes Etiely, aluna de Artes Plásticas ", ALGUMAS obras deveriam Conceito UM Possuir, mas, mesmo assim, conseguiram Passar, Através da sensibilidade, o Que queriam ELAS".

Imagem012 
Imagem011 
De acordo com Cacá Miled, hum dos organizadores da Exposição, tem ESTA Como Público Alvo Estudantes OS, a comunidade universitária e Não É de Caráter itinerante. Também acontecerá o Lançamento de UM OS Catálogo Trabalhos apresentados com nenhum Evento, Mas um dado Ainda Não Foi divulgada. A Mostra Ficara Aberta Até o dia 28 de maio, com visitação Aberta de 8h às 18h. Para visitas guiadas, É Necessário agendar com antecedência, Por meio do Telefone 4009-2586.
CatedralWayner Tristão - "Catedral"

TatuagemTattoo Jevvo - "Conservar em local seco e arejado"

Fotos: Allan Marquez


Mais Informações:
Telefone: +55 (27) 4009-2582
E-mail: gapvix@gmail.com