sexta-feira, 23 de abril de 2010

4ª edição do Festival Prato da Casa de Bandas Independentes

0 comentários


                                                                                                                   Carina Couto
                                                                                           Revisão: Victoria Varejão

          O 4º festival Prato da Casa, realizado pelos estudantes de Comunicação Social da UFES participantes do projeto de extensão “Bandejão”, tem suas inscrições abertas. Até o dia 1º de maio é possível cadastrar bandas com, no máximo, 4 anos de existência e pelo menos um integrante vinculado à cidade de Vitória, mediante apresentação de comprovante de residência.  
          O “Bandejão” é um programa veiculado na rádio Universitária Fm 104.07, de segunda a sexta, das 12 às 14 horas. No ar desde 2004, teve início a partir da ideia de colocar em prática o que era aprendido em sala de aula. Desde então, continua a ser de grande sucesso na grade de programação. 
          Os alunos Guilherme Zag, Guto Debbané, Joyce Castello, Rodolfo Paixão e Vinícius Altoé, participantes do projeto de extensão, serão os apresentadores e organizadores do “Prato da Casa”. De acordo com eles, o concurso visa a privilegiar e abrir um espaço para os conjuntos independentes capixabas.  
          O prêmio para os ganhadores será a gravação de uma faixa no CD do festival e a apresentação no show deste. Para que isso ocorra, os grupos inscritos passarão por uma série de avaliações feitas por especialistas e, também, pelos ouvintes da rádio. 
          As principais mudanças que ocorrerão neste festival em relação aos passados serão: o local - no último ano, o show ocorreu no Ilha Acústico e, já que se espera que o público dobre, estão em busca de um lugar maior - ; e mais faixas no cd - no mais recente foram 10 faixas e neste próximo serão 12. 
          O blog Conexão UFES foi atrás de um dos ganhadores do ano passado, o integrante da banda Skull Bus, Márcio Leandro de Menezes. “A Skull Bus é uma banda de Punk Rock Alternativo”, disse o integrante, quando interrogado a respeito da diversidade musical do concurso. 
          Na época do festival, resolveram se inscrever para testar suas próprias capacidades e ter um reconhecimento do público. A música escolhida por eles para a disputa foi “O Tempo”, que conta uma situação ocorrida com a vocalista da banda. “Seria uma maneira de retratação com ela”, diz Márcio.  
          Ainda segundo o músico, a sensação de participar deste evento e as conseqüências por ele trazidas foram muito boas. O grupo recebeu convites para fazer apresentações no Teachers Pub, Caverna do Simpson, entre outros.  
          Por fim, o integrante deixa uma dica para quem deseja participar do Festival Prato da Casa: “É uma ótima maneira de publicar sua banda, pois ajuda a criar novas amizades no meio, abre possibilidades para novos shows e divulgação. Vale a pena participar.”


As inscrições são feitas pelo site http://www.crjvitoria.com.br/pratodacasa/.
Quer mais informações? Entre nos links:
Bandejão http://bandejao1047.wordpress.com/
Rádio Universitária: http://www.universitariafm.com.br/