sábado, 10 de abril de 2010

Ufes Abrirá Curso de Audio Visual Para o Próximo Semestre

11 comentários

Allan Cancian e Carina Couto

          O curso de audiovisual da UFES criado pelo departamento de Comunicação Social foi aprovado no começo de 2009 pelo Reuni e terá seu inicio no segundo semestre de 2010.
          O Reuni é um programa de apoio aos planos de reestruturação e expansão das universidades federais e tem como principal objetivo ampliar o acesso ao ensino superior, permitindo e fornecendo verba necessária à criação de cursos noturnos, como é o caso do Audiovisual.

          Em entrevista ao Conexão Ufes, o chefe de departamento de Comunicação Social da Instituição, Cléber Carminati, nos conta como foi a realização dessas etapas para a criação do curso e quais as dificuldades encontradas para sua aplicação.
          De acordo com ele, a ideia de se criar essa nova habilitação surgiu em 2006, quando a universidade entrou no Reuni, mesmo ainda não havendo condições claras e propostas bem pautadas para que fosse concretizado o projeto. Somente em 2008, quando ocorreu outra chamada do programa de expansão, é que puderam apresentar tal proposta de forma mais bem trabalhada, o que acarretou em sua aprovação logo em seguida, em 2009, como já foi dito.

          A primeira parte da verba recebida pelo departamento para o inicio das atividades foi de 88 mil reais, os quais foram investidos em compras de novos equipamentos, reformas estruturais e mobiliárias. Na segunda parte, o recurso recebido foi maior e gasta na construção do prédio de auditório, finalização do edifício de multimeios (Bob Esponja) e na compra de mais equipamentos para estúdios de vídeo, fotografia e áudio.
          Carminati espera que a próxima quantia a ser recebida seja suficiente para ser investida na contratação de novos funcionários, reestruturação dos cursos de Jornalismo e Publicidade, entre outras coisas.

(Bob Esponja)

(Construção do auditório no prédio de Audio Visual)
          
           O foco principal da graduação de Audiovisual é dar uma formação mais especifica e produzir principalmente documentários que capacitem os estudantes a participar dos festivais audiovisuais que ocorrem todo ano como: o Vitória Cine Vídeo, REC, Festival do Minuto, Mostra de Produção Independente, etc.
          Algumas das disciplinas ministradas ao longo do curso serão: Direção em Audiovisual, Edição, Fotografia para vídeo, Teorias e linguagens do documentário, Linguagem Sonora, Roteiro, Estética do audiovisual, etc. Alunos de Jornalismo e Publicidade poderão cursar essas matérias e outras da grade curricular como optativas para suas formações.
 
Fotos dos alunos Rafael Gonçalves e Vinícius Reis
 
Não deixe de comentar!
Deixe idéias para futuras Pautas.