segunda-feira, 29 de março de 2010

Trote Solidário

6 comentários

Carina Couto e Vinícius Reis

          Além de tinta, brincadeiras, fantasias e muitas gargalhadas, a “semana pré- trote”, realizada pelos veteranos de Comunicação Social da UFES para dar as boas vindas e integrar os novos alunos, mostrou-se, também, uma surpreendente fonte de ajuda ao próximo.
          Como de costume, foi realizado o Trote Solidário, que consiste em uma disputa entre equipes formadas pelos calouros, a fim de arrecadar a maior quantidade possível de suprimentos. No fim, tudo o que conseguiram foi doado a instituições de caridade.
          Este ano, foram escolhidas duas instituições a serem ajudadas: a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Accaci) e a Pro Matre. Ambas se mostraram bastantes contentes com a quantidade de mantimentos arrecadados e também, muito solícitas, enviando seus veículos de transporte para buscarem os alimentos.

SAM_2180



          Ao todo, os calouros conseguiram 290 quilos de alimentos, incluindo arroz, feijão, farinha e vários outros produtos dos quais as instituições citadas careciam. Segue abaixo uma tabela com o obtido:

tabela dos alimentos



          Em entrevista ao blog, alguns calouros participantes desta ação disseram estar muito satisfeitos em poder participar do "Trote Solidário" e ajudar os necessitados. Afirmam também que, com isso, é possível alterar a visão negativa que muitos têm em relação a trotes.
          Espera-se uma repercussão maior e que ações como essa continuem a ocorrer tanto no curso de Comunicação Social quanto nas demais graduações da Instituição. A diversão e o altruísmo sempre podem caminhar de mãos dadas. Para quem quiser ajudar também essas instituições segue abaixo os contatos da ACACCI e da PRO MATRE:

ACACCI:
Rua Elzira Vivácqua, 127
Vitória - ES, 29090-350
(0xx)27 2125-2999
http://www.acacci.org.br/
http://twitter.com/acacci

PRO MATRE:
Avenida Vitória, 1114
Vitória - ES, 29017-020
(0xx)27 3232-0020




SAM_2207
(Fotos dos Alunos Vinícius Reis e Rafael Gonçalves)

Gostou da Matéria? Não Deixe de Comentar!
Deixe Sugestões para Melhoria do Blog. 

Por dentro da Gestão CACOS 2010

12 comentários


Carina Couto, Rafael Gonçalves e Victória Varejão

          O Centro Acadêmico (CA) é a representação máxima dos alunos em um curso. É organizado e mantido pelos próprios estudantes de cada faculdade e é tido como mediador entre estes e as autoridades da Instituição. No curso de Comunicação Social da UFES não é diferente. Mais conhecido como CACOS, o CA tem como principais funções: trazer melhorias, reivindicar direitos, contestar deslizes, entre outras. Em entrevista ao  Conexão UFES, o estudante do curso de Jornalismo e Diretor de Organização do Centro Acadêmico, Ricardo Aiolfi, falou sobre os projetos, as dificuldades e a logística da gestão 2010, de nome “Falar é fácil, fazer é CACOS”.

Conexão UFES: Quando e como se iniciou a formação da chapa “Falar é fácil, fazer é CACOS”?
CACOS: Tudo começou em agosto do ano passado. Eu havia pensado em montar uma chapa, mas não tinha idéias concretas. Comecei a reparar nas pessoas e vi que a Luanna possuía características para a organização, assim como eu. Preferimos chamar pessoas que tivessem uma relação amigável e que fossem de todos os tipos e gostos. Além disso, os componentes teriam que ser flexíveis, para que as decisões pudessem ser tomadas em conjunto.

Conexão UFES: Como se deu a divisão das tarefas entre os membros do CA?
CACOS: A divisão foi feita por “intuição”. Eu e a Luana tomamos a iniciativa na formação da chapa, então entramos na organização. Depois disso, fomos pensando em pessoas que tinham semelhanças e características adequadas a cada diretoria do CA.

Conexão UFES: Quais são os principais planos e projetos da gestão 2010?
CACOS: Planejamos propor a revisão das ementas das disciplinas e fazer com que essa ideia seja debatida no curso. Sabemos que não é possível modificar a grade este ano, mas precisamos nos unir pra mostrar o que queremos.
Há, também, a semana da comunicação, que é uma proposta pensada desde a última gestão e, devido à sua complexidade, ainda estamos buscando ideias sobre o que deverá ser realizado nela. Esta é tida por nós como o mais difícil projeto a ser cumprido.
 Além disso, temos a cobrança de presença dos professores, que é de grande relevância. O mural de faltas é uma iniciativa muito legal, já que é constrangedor para os professores o fato de terem faltas não justificadas e visíveis a todos. E o mais surpreendente vai ser o que ocorrerá no final do mês: a premiação do pior professor. O resultado será posto na janela no CA para quem quiser ver.
Em relação aos acontecimentos, é importante citar os incentivos aos eventos de Comunicação (CONECOM, ENECOM, etc.) e a elaboração de oficinas, palestras, entre outros.

Conexão UFES: O que já foi realizado até agora?
CACOS: Nós reformamos o CACOS, que estava um “caco” no final do ano passado. Pintamos as paredes, trocamos o sofá (que era a principal fonte de sujeira), limpamos os armários, catalogamos os livros (que a maioria das pessoas não sabe que existem), etc.
Também organizamos a semana calórica com mais oficinas que nos semestres anteriores. Procuramos, inclusive, melhorar a comunicação com a implantação de um novo blog para o CACOS. Na gestão 2009, o blog “morreu” em maio. Achamos importante revitalizá-lo, já que, por meio deste, é possível publicar datas e informações de eventos com uma maior credibilidade. Então, fizemos também o Twitter do CA, para que fossem dadas notícias mais curtas.

Conexão UFES: Quais foram as dificuldades encontradas até agora?
CACOS: A principal dificuldade foi quando começamos. A passagem de uma gestão para a outra foi muito demorada. Quando assumimos, levou um bom tempo até que a chave fosse passada a nós. E, quando a recebemos, abrimos o caixa do CA e este estava vazio, ou seja, não tínhamos dinheiro. Não era possível realizar nossos projetos sem verba. Logo, foi necessário que os próprios membros fizessem doações e empréstimos para começarmos a agir.

Conexão UFES: Qual a origem do dinheiro utilizado na realização dos projetos?
CACOS: Como já foi dito, o início da gestão foi feito com dinheiro de doações e empréstimos dos próprios membros. E, na sexta-feira (19), realizamos um evento cultural de encerramento da semana calórica, em que vendemos bolo e bebidas e, assim, conseguimos arrecadar os recursos necessários. O caixa do CA está, hoje, com R$ 365,00. Já pagamos todos os empréstimos feitos e agora podemos dizer que o Centro Acadêmico tem dinheiro próprio.

Conexão UFES: O dinheiro continua sendo guardado no CA ou vocês encontraram um lugar mais seguro?CACOS: Desde quando ainda éramos apenas uma chapa, já falávamos que o dinheiro precisava ser guardado em um lugar mais seguro. Então, hoje em dia, ele fica em uma poupança guardado por um membro da gestão e o controle financeiro é inteiramente anotado para que qualquer pessoa possa conferir.

Conexão UFES: Quais foram as principais mudanças da gestão de 2009 para a de2010?
CACOS: A gestão passada teve várias realizações muito importantes, principalmente no primeiro semestre. Já no segundo semestre, ela “morreu um pouco”. Havia muitas falhas na questão da comunicação, pois esta existia na relação CACOS - curso. Para que haja participação das pessoas no movimento estudantil junto com o CACOS, elas precisam saber o que está acontecendo.  
Consideramos, também, a questão da estética, do estado físico do CA, que antes era deixada de lado.
 As diferenças entre os membros foi outro ponto de bastante relevância para nós. Temos pessoas de todos os estilos e tipos. Assim, podemos atender às necessidades de uma maior diversidade de público. Ainda em relação aos participantes, o que mais mudamos foi a quantidade de pessoas envolvidas, já que na gestão passada tudo era centralizado nas mãos de duas ou três pessoas. Hoje, as funções são mais distribuídas e, ao mesmo tempo, todos ajudam no que é preciso. Em outras palavras, existe a divisão para a hora das responsabilidades e cobranças, mas, quando necessário, ninguém se nega a prestar serviço.
Além disso, muitos alunos veem o CA como uma babá, como um escravo. O CACOS está ali para dar força, para correr atrás e ajudar com a representação. Mas não tem como resolvermos tudo sozinhos. Há, inclusive, pessoas que não conhecem nosso trabalho e não fazem questão de conhecer, e quando acontece alguma coisa, eles mandam e-mails desaforados, nos quais reclamam de tudo, sem a mínima educação. E isso é uma coisa que prezamos muito: respeito.

Conexão UFES: Como é conciliar os estudos e a administração do CACOS?
CACOS: Essa parte é bem difícil. Tentamos ler todos os textos, nos dedicar mais aos estudos, mas tem sido bem difícil.

Conexão UFES: Quantos membros compõem o CA?
CACOS: São 15 membros, divididos em 5 diretorias: organização, comunicação, RI (relações institucionais), finanças e eventos.

Conexão UFES: Como é a relação do CACOS com o Departamento de Comunicação Social?
CACOS: É uma boa relação. É claro que quando o departamento não está cumprindo seu dever, o CA cobra. Mas não há grandes problemas. Temos três representantes em cada reunião do departamento, que são responsáveis por levar ideias novas, projetos para as pautas e são responsáveis por votar em melhorias para os estudantes. Já fizemos protestos de coisas que não concordamos e sempre cobramos o que é necessário.
Fotos Retiradas do Blog do Cacos : http://www.cacosufes.blogspot.com/

Não Deixe de Comentar Sobre a Matéria!
Deixe Sugestões Para Futuras Pautas!