segunda-feira, 15 de março de 2010

Semana Calórica abre a temporada dos calouros de Comunicação da UFES

9 comentários


   Carina Couto e Vinícius Reis
         
          Começou hoje, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Semana Calórica, um projeto promovido pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS) com o intuito de integrar calouros com suas futuras atividades dentro das habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Dos 50 aprovados no vestibular, 16 não compareceram à inauguração do evento.
          O dia dos novatos começou com o tradicional café da manhã de recepção, recheado de guloseimas, fazendo jus ao nome sugestivo da idéa. Após a refeição, os alunos do primeiro período sortearam, entre os veteranos do período seguinte, seus padrinhos e madrinhas, que os auxiliarão durante todo o semestre. Também esteve presente em sala o ouvidor da universidade, Carlos Vinícius Costa de Mendonça, que expressou o repúdio da instituição em relação ao trote, por este sugerir violência física e simbólica, como ele mesmo declarou também em entrevista ao periódico Informa, que circula na UFES.
          Em entrevista ao “Conexão Ufes”, as calouras Izabelly Barbosa Possatto e Astrid Malacarne, ambas do curso de Jornalismo, disseram ter adorado a recepção e o esforço dos veteranos. Questionadas sobre o trote, elas disseram que se trata de uma brincadeira válida quando feita com sabedoria. “Eu acho que é um ritual que todos os calouros devem participar”, afirma Astrid.
          Como já é tradição, os veteranos dançaram o famoso funk em homenagem ao professor Antonio David Protti, seguido de atividades para descontrair os calouros, nas quais os iniciantes dançaram e declamaram músicas. Para uma maior familiarização com o meio acadêmico, houve a apresentação do CA, na qual foi explicado também o que ocorreria nos dias subsequentes. Nesse mesmo momento, os estudantes inscreveram-se em oficinas – Lightpainting, Jornalismo Literário, Direção de Arte, entre outras - lecionadas por alunos de períodos posteriores e que ocorrem no turno da tarde. Por último, fizeram um tour por algumas instalações, como o Centro de Artes, o novo Restaurante Universitário (RU) e o prédio, ainda em obras, carinhosamente apelidado pelos universitários de Bob Esponja, onde foi possível observar as deficiências da construção.
      
         
          A Semana Calórica encerrará no dia 19, sexta-feira. Em todos os seus dias de  duração, a partir de amanhã (16), ainda haverá palestras sobre grupos de pesquisa, projetos de extensão e conversas/discussões com profissionais da área. Segue abaixo a programação de terça à sexta:

Terça-feira:

8:00 às 9:00 - Apresentação do Grav (Grupo de Estudos Audiovisuais)
9:00 às 10:00 - Apresentação do Grupo de Foto
10:00 às 12:00 - Mercado de Trabalho - Jornalismo (Renato Costa Neto – Conexão Geral/TV Gazeta)
14:00 às 18:00 – Oficinas

Quarta-feira:

8:00 às 8:30 - Apresentação do Labic (Laboratório de Internet e Cultura)
8:30 às 9:00 - Apresentação do Cronópio - Grupo de Discussão e Produção Literária
9:00 às 9:30 - Apresentação da TV Ufes
9:30 às 10:00 – Apresentação do DCE
10:00 às 12:00 - Mercado de Trabalho – Publicidade e Propaganda (Antônio Marcos - Artcom)
14:00 às 18:00 – Oficinas
19:00 - Sessão do Grav


Quinta-feira:

8:00 às 9:00 - Apresentação do Projeto de Pesquisa sobre biografias realizadas por jornalistas (Victor Gentilli)
9:00 às 10:00 - Apresentação do Bandejão (Programa de Rádio e Projeto de Extensão veiculado na Rádio Universitária 104.7)
10:00 às 12:00 - Aula inaugural com professor José Antônio Martinuzzo
14:00 às 18:00 – Oficinas


Sexta-feira:

8:00 às 9:00 - Apresentação do Observatório de Mídia Regional
9:00 às 10:00 – Apresentação da Aiesec
10:00 às 12:00 - Vitrine Ecos (Empresa Junior de Comunicação Social)
20:00 – Evento de Encerramento da Semana Calórica

Fotos de Vinícius Reis


Não deixe de comentar!
Deixe sugestões para futuras pautas!