segunda-feira, 24 de maio de 2010

ENECOM PARAHYBA 2010 – Que a Comunicação se pinte de povo

                                                                                      Carina Couto
                                                                                   Revisão: Victoria Varejão


          A 31ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOM) ocorrerá na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, entre os dias 25 de julho e 1º de agosto de 2010.
           O objetivo principal deste projeto é discutir a comunicação popular através das análises da cultura, educação e sociedade. Além disso, promove um fortalecimento da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOS) no país.
           Neste ano, o ENECOM conta com uma forte organização e está, aparentemente, melhor preparado para a realização do evento. Eles contam com um representante em cada estado para exercer função de articulador do encontro e mobilizar as universidades e faculdades locais.
           No Espírito Santo, o mobilizador do encontro é o estudante de jornalismo da UFES, Ricardo Aiolfi. Segundo ele, o Cacos resolveu assumir a Articulação da Delegação Capixaba. “A função do articulador estadual é a de realizar os pré-encontros, chamar outras universidades e adaptar o que está no papel à realidade”, afirma Ricardo.
          Os pré-encontros servem como debates preparatórios para o grande evento e para que sejam discutidas as abordagens da comunicação no país. Eles auxiliam os estudantes a ter uma base sólida para as discussões que ocorrerão no Enecom. Até agora, dois já foram realizados na UFES, e o próximo está marcado para quarta-feira (26), na sala 5 do Cemuni V da Universidade. Vale frisar que todos os estudantes de comunicação de qualquer faculdade podem participar.
          De acordo com Aiolfi, a reitoria da UFES está estudando o projeto de disponibilizar um ônibus para levar seus estudantes à Paraíba. Espera-se que em breve seja recebida alguma resposta em relação a isso.
          O estudante de Publicidade, Usalio Piveta, nos contou quais são as expectativas para o evento e ele afirma estar muito animado e se identificar com o tema proposto. “Hoje temos uma comunicação voltada para uma população elitista, a minoria. Temos que analisar e repensar o modo e o meio de se fazer comunicação num país em desenvolvimento como o Brasil. Espero participar de muitas mesas de debate e partilhar experiências com estudantes 
de outros estados", disse o estudante.


 Segue abaixo a programação do ENECOM 2010:



Programação do ENECOM 


Para mais informações:
Blog do CACOS

5 comentários:

Tibão disse...

Cabe ressaltar que nessa etapa de organização a Delegação Capixaba é a mais organizada de toda Região Sudeste, pois ja se encaminha para o terceiro encontro enquanto outras delegações ainda nem se reuniram. A equipe demonstra grande interesse e tem tudo para ser a melhor representação possível para o encontro nacional.

"Que a Comunicação se Pinte de Povo!"

Ricardo Aiolfi disse...

'Segundo ele, o cargo foi uma conquista pessoal, já que foi sozinho em busca dessa responsabilidade. ' +_+ muda isso +_+ ou tira, sei lá +_+

Ricardo Aiolfi disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Adorei o blog, beijos. Adicionei em minha lista.

Ricardo Aiolfi disse...

Quarta-feira, dia 26, na sala 5 do Cemuni V. Nada de átrio de Cemuni I +_+

Postar um comentário